fbpx

Como manter o foco durante o Home Office?

colteneadm




O Home Office é um tipo de trabalho no qual o colaborador executa em casa suas funções de ambiente corporativo. Suas tarefas podem ser executadas em qualquer lugar com acesso à Internet como parques, restaurantes locais abertos dentre outros. Por mais tentador que pareça, trabalhar em casa e garantir a mesma produtividade que se teria se estivesse no ambiente corporativo tornou-se nos últimos dias o maior desafio do mundo trabalhista.

É verdade que o Home Office proporciona maior liberdade para trabalhar e maior flexibilidade para que dentre várias tarefas laborais possa-se realizar também algumas tarefas pessoais, como levar as crianças à escola, por exemplo. É crucial atentar-se a aspectos produtivos do trabalho para que essa prática seja eficiente e eficaz.

Trabalhar em casa tem suas vantagens, como maior produtividade e diminuição do tempo que se leva para se deslocar ao local de trabalho, porém, é imprescindível para que esse trabalho se torne possível, que o executor respeite sua rotina de horários. Começar a trabalhar no mesmo horário em que se trabalhava antes do Home Office é o correto. Segundo a neurociência, nosso cérebro tem a tendência de nos fazer poupar esforços desnecessários. Isso também se aplica em relação ao trabalho, quando nos sentimos mais confortáveis em casa.

É necessário que não nos sintamos à vontade demais. Não devemos trabalhar no sofá com a TV ligada ou de pijama com o laptop na cama. Basicamente é como se o nosso cérebro nos enviasse a mensagem de que estamos em um momento de descansar, dessa forma nos sentiremos sonolentos e preguiçosos, no sentiremos tentados a dormir por mais alguns minutos ou a assistir mais alguns episódios da nossa série de TV favorita. Por isso, para que sua produtividade não caia, é importante que se mantenha a rotina diária. Levante-se e execute todas as tarefas que você sempre executou. Um simples ato como tirar o pijama e colocar uma roupa de trabalho ou até mesmo social já faz com que seu cérebro se atente que você está no momento de trabalhar, fazendo com que você fique também mais em alerta e animado para executar as demandas.

Sendo assim, escolha um ambiente onde não haja muita circulação de pessoas, tampouco muito barulho. Mantenha os mesmos horários para fazer as refeições. Leve sempre um recipiente com água junto de você para que não precise ir a todo momento até a cozinha, abrir a geladeira ou “beliscar” alguns petiscos. Evite manter conversa com quem mora com você e não pare para executar serviços domésticos perdendo assim seu foco principal.

Dentro do possível, com as tarefas a serem executadas, estabeleça metas e prazos para que você possa desenvolver um sentimento de responsabilidade fazendo seu trabalho se tornar mais produtivo. Estabeleça também um limite mínimo e máximo de horas a serem trabalhadas por dia para que não ocorra o risco de trabalhar pouco ou demasiadamente. Do contrário, trabalhar em Home Office, em vez de cumprir o seu papel de facilitar a vida e agilizar a rotina, trará ainda mais preocupações e desgaste no dia a dia.


Categorias
Arquivo
Tags