Casos Clínicos

Facetas com sistema Componeer.
Dra. Renata Sharon de Paiva Carvalho da Silva. Cro 2760 AM.

Dra. Renata Sharon de Paiva Carvalho da Silva. 

Especialista em Implante, pós- graduando em Prótese Dentária na Única Manaus .

 

O sistema Componeer consiste em uma opção versátil, com bom custo/benefício para o restabelecimento estético dos dentes anteriores. A técnica semidireta, empregando facetas pré-fabricadas de resina composta foi lançada no mercado odontológico sob o nome comercial de Componeer, pela Coltene.

Relato do caso:

Paciente do gênero feminino, 24 anos procurou atendimento apresentando como queixa principal a falta de estética do seu sorriso. Clinicamente observou-se a presença de restaurações diretas em resina composta, as quais apresentavam-se com contorno inadequado, presença de degradação marginal, alterações na textura e brilho superficial, além de inflação gengival causada por restaurações com excesso cervical (Figuras 1 e 2). Optou-se então pela confecção de facetas semidiretas empregando o sistema Componeer (Coltene).

 

Após esta etapa inicial, realizou-se o clareamento à laser, realizado pela Dra. Kissya Cirne que faz parte do nosso corpo clínico, com a mudança de cor de A3 para A1, seguindo da seleção da cor, tendo sido selecionadas as cores A1/B1 para dentina (os dois matizes foram selecionados seguindo a escala de cor da resina Brilliant NG, (também da Coltene), associado à faceta do sistema Componeer na cor “Bleach” ou clareado.

 

Após seleção da cor, prosseguiu-se com a seleção das dimensões das facetas, tendo sido selecionada o tamanho “L”, baseando-se na escala que acompanha o kit Componeer. Dessa forma, prosseguiu-se com o preparo dentário para facetas diretas convencionais. Iniciando o protocolo restaurador, as facetas foram selecionadas e realizou-se o condicionamento dentário com ácido fosfórico a 37% durante 30s e aplicação de sistema adesivo. O tratamento da faceta pré-fabricada foi realizado com ácido fosfórico 37% para limpeza da superfície interna da restauração e aplicação do sistema adesivo.

 

Após esses procedimentos, as facetas foram carregadas com a resina composta previamente selecionada (Brilliant NG cor esmalte A1/B1) e o conjunto foi levado ao dente correspondente, procedendo-se à remoção dos excessos com fio dental e espátulas de resina. Após remoção dos excessos, realizou-se a fotopolimerização da resina composta finalizando o caso.