Fechamento de diastemas nos incisivos
Dentes 12 ao 22 apresentavam diastemas, desgaste incisal e rugosidade vestibular por remoção dos brackets ortodônticos
Relato do Caso:
Paciente C.F., 24 anos, gênero feminino, procuro a clínica de especialização em Dentística da Única Cursos Avançados, Manaus-AM, queixando-se da baixa estética do sorriso, gerado pelo diastemas entre os incisivos. Segundo relato da paciente, essa aparência do sorriso atrapalhava na sua vida social e que já havia utilizado de aparelho ortodôntico, mas não o faria novamente. Ao exame clínico constatou-se além da presença de diastemas, desgaste incisal e marcas de pontas diamantadas, devido a remoção do bracket ortodôntico. Portanto, foi proposto o tratamento restaurador pela técnica direta com resina composta dos elementos 12, 11, 21 e 22. A sequência do tratamento pode ser visualizada nas imagens de 1-40.
Figura 1 – Imagem inicial da face da paciente mostrando os diastemas entre incisivos.
Figura 2 – Sorriso inicial.
Figura 3 – Imagem intraoral da arcada superior evidenciando os diastemas entes os incisivos.
Figura 4 – Imagem intra oral lateral direita mostrando o diastema entre os dentes 12 e 11.
Figura 5 – Imagem intra oral lateral esquerda mostrando o diastema entre os dentes 21 e 22.
Figura 6 – Seleção de cor da resina composta Brilliant Everglow (Coltene). Essa resina tem a característica de ser “duoshade”, ou seja, cada resina cobre duas cores da escala VITA ao mesmo tempo. Neste caso, a resina selecionada foi a A2/B2. Outro detalhe a ser notado, é a inserção da resina na região que será restaurada para selecionar a cor. Com isso, podemos perceber a cor selecionada interagindo em situação real.
Figura 7 – Isolamento Absoluto.
Figura 8 – Campo isolado e posicionamento do grampo 212, possibilitanto afastamento dos tecidos e adequada exposição da estrutura coronária.
Figura 9- Condicionamento com ácido fosfórico a 37% em esmalte por 10 segundos. Seguido pela lavagem por 20 segundos e secagem com ar.
Figura 10 – Adesivo One Coat Bond Universal.
Figura 11- Aplicação do adesivo com pincel na área condicionada. A aplicação do adesivo com pincel minimiza o excesso de adesivo, permite uma aplicação mais uniforme e em regiões de difícil acesso como as proximais.
Figura 12 – Fotopolimerização do adesivo.
Figura 13 – Dente 11 hibridizado para receber a resina composta.
Figura 14 – Resina Composta submicrohíbrida Brilliant Everglow (Coltene).
Figura 15 – Aplicação da resina a mão livre com a espátula Modella (LM Arte) na mesio-vestibular do dente 11.
Figura 16 – Resina aplicada nas faces vestibular e mesial.
Figura 17 – Matrizes seccionadas indicadas para dentes posterior.
Figura 18 – Inserção da matriz seccionada e cunha de madeira, possibilitando um adequado contorno da restauração.
Figura 19 – Vista palatina da matriz seccionada posicionada e o espaço a ser preenchido pela resina composta.
Figura 20 – Matriz é removida com o auxilio de um porta-agulha, após o preenchimento palatino e fotopolimerização.
Figura 21 – Contorno proximal realizado.
Figura 22 – Confecção dos mamelos com a resina A2/B2.
Figura 23 – Aplicação da resina translúcida para criar o efeito incisal.
Figura 24 – Aplicação da resina opaca OA2 para criar o halo opaco incisal.
Figura 25 – Última camada na face vestibular com a resina A2/B2.
Figura 26 – Dente 11 após o acabamento inicial com lamina de bisturi, tira de lixa e broca multilaminada.
Figura 27 – Esculturas com resina finalizadas, os mesmo passos foram realizados para os demais dentes.
Figura 28 – Imagem intraoral da arcada superior com as esculturas terminadas.
Figura 29 – Imagem intra oral lateral direita com as esculturas terminadas.
Figura 30 – Imagem intra oral lateral esquerda com as esculturas terminadas.
Figura 31 – Imagem do elemento 11 acabado e texturizado com brocas multilaminadas.
Figura 32 – Sistema de polidores DIATECH ShapeGuard (Coltene) para resina composta.
Figura 33 – Pré-polimento da superfície vestibular com o polidor Comprepol Plus (23SG14RA) .
Figura 34 – Polimento de alto reflexo da superfície oclusal com o polidor Composhine Plus (24SG14RA).
Figura 35 – Imagem inicial da face da paciente mostrando o resultado final das restaurações.
Figura 36 – Sorriso final.
Figura 37 – Imagem intraoral frontal da arcada superior das restaurações finalizadas.
Figura 38 – Imagem intraoral lateral direita mostrando as restaurações finalizadas entre os dentes 12 e 11.
Figura 39 – Imagem intraoral lateral esquerda mostrando as restaurações finalizadas entre os dentes 21 e 22.