fbpx

Casos Clínicos

Reabilitação estética anterior com sistema Componeer
Adilson Yoshio Furuse
Fabio Antonio Piola Rizzante
Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos
Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo, Bauru/SP, Brasil

Resumo

A odontologia restauradora estética está em constante evolução. Com isso, novas alternativas de tratamento associadas ao desenvolvimento de novos materiais restauradores tem surgido a fim de facilitar a realização de procedimentos estéticos. No contexto do apelo estético, os laminados cerâmicos estão em acordo com os conceitos de uma odontologia minimamente invasiva, sendo esta considerada uma abordagem terapêutica bem estabelecida. No entanto, além do custo elevado, necessita de um técnico de laboratório especializado, o que nem sempre está disponível, ou demanda um tempo mais prolongado de tratamento. Para contornar essas limitações, facetas indiretas pré-fabricadas tornaram-se disponíveis no mercado. Estas consistem em um sistema de resinas compostas, confeccionadas sob alta pressão e temperatura e com um polimento superficial a laser. Dessa forma, este trabalho objetiva demonstrar a técnica de reabilitação estética de dentes ântero-superiores empregando facetas pré-fabricadas do sistema Componeer.

Descritores: Facetas Dentárias, Estética Dentária, Sorriso

Introdução

A partir do condicionamento do esmalte com ácido fosfórico, proposto por Buonocore em 1958 e da resina composta fotopolimerizável, proposta por Bowen em 1967, iniciou-se a era da Odontologia Adesiva Estética e a busca constante por tratamentos odontológicos simplificados e capazes de restaurar a estética e a função. Paralelamente, uma Odontologia Minimamente Invasiva se consagrou e se enraizou na rotina clínica diária do cirurgião dentista. Com isso, novos tratamentos empregando resinas compostas de inserção direta tem sido desenvolvidos e aprimorados.

Dentre os tratamentos restauradores estéticos tem destaque as facetas, por envolvem pequeno ou nenhum desgaste de estrutura dentária. As facetas estéticas são convencionalmente executadas através de duas abordagens: as facetas diretas, realizadas com estratificação em resina composta e, as indiretas, realizadas após preparo dentário, moldagem e confecção em cerâmicas ou resinas laboratoriais. Mais recentemente, a técnica semi-direta, empregando facetas pré-fabricadas de resina composta foi lançada no mercado odontológico sob o nome comercial de Componeer, pela Coltene. O objetivo do presente relato de caso clínico é a apresentação da técnica de execução dessa nova alternativa restauradora.

 Caso Clínico

 Uma paciente do gênero feminino procurou atendimento apresentando como queixa principal a falta de estética do seu sorriso. Clinicamente observou-se a presença de restaurações diretas em resina composta, as quais apresentavam-se com contorno inadequado, presença de degradação marginal, alterações na textura e brilho superficial, além de inflação gengival causada por restaurações com excesso cervical (Figuras 1 e 2). Optou-se então pela confecção de facetas semi-diretas empregando o sistema Componeer (Coltene).

O protocolo clínico iniciou-se pela adequação do meio através de procedimentos periodontais básicos e remoção de excessos cervicais das restaurações antigas (Figura 3). Após esta etapa inicial, realizou-se a seleção da cor, tendo sido selecionadas as cores A1/B1 para dentina (os dois matizes foram selecionados seguindo a escala de cor da resina Brillant NG, também da Coltene), associado à faceta do sistema componeer na cor “Bleach” ou clareado (Figuras 4 e 5).

Após seleção da cor, prosseguiu-se com a seleção das dimensões das facetas, tendo sido selecionada o tamanho “M”, baseando-se na escala que acompanha o kit Componeer (Figura 6). Dessa forma, prossegui-se com o isolamento modificado e preparo dentário para facetas diretas convencionais, com auxílio de ponta diamantada #2135 (Figuras 7 e 8). Após os preparos dentários, foi realizada a inserção dos fios retratores n.000, bem como o arredondamento das bordas incisais e alívio dos contatos proximais com discos abrasivos (Figuras 9, 10 e 11).

Iniciando o protocolo restaurador, as facetas foram selecionadas (Figura 12) e realizou-se o condicionamento dentário com ácido fosfórico a 37% durante 30s e aplicação de sistema adesivo, individualizando os preparos com uma tira de poliéster (Figura 13). O tratamento da faceta pré fabricada foi realizado com ácido fosfórico 37% para limpeza da superfície interna da restauração e aplicação do sistema adesivo. Após esses procedimentos, as facetas foram carregadas com a resina composta previamente selecionada (Brillant NG cor esmalte A1/B1) e o conjunto foi levado ao dente correspondente, procedendo-se à remoção dos excessos com fio dental e espátulas de resina. Após remoção dos excessos, realizou-se a fotopolimerização da resina composta (Figuras 14 e 15).

Após a cimentação, foi realizada a remoção dos fios retratores e remoção dos excessos com lâminas de bisturi #12, brocas multilaminadas e pontas de silicone (Figura 16). O resultado imediato pode ser observado nas Figuras 17 e 18.

 Conclusão

 O sistema Componeer consiste em uma opção versátil, com bom custo/benefício para o reestabelecimento estético dos dentes anteriores.